ZPE Parnaíba, negócios com o mundo

Rotas possíveis a partir da ZPE Parnaíba

Rotas possíveis a partir da ZPE Parnaíba

Numa das localizações geográficas brasileiras mais estratégicas para o comércio exterior está situada a ZPE Parnaíba, no Piauí. Instalada numa área de 313 hectares, o condomínio de empresas exportadoras está localizado na cidade litorânea de Parnaíba que vem sendo reconhecida de forma reiterada nesta última década como polo de desenvolvimento num raio de 150 quilômetros, concentrando cerca de 28 municípios do Piauí, Ceará e Maranhão, nos quais vive uma população de aproximadamente 800 mil habitantes. Mas, o mais importante é que a ZPE Parnaíba está sendo preparada para transformar em produtos de elevado valor agregado as commodities existentes em todo o Estado do Piauí, e regiões próximas, nas matrizes animal, vegetal, mineral, além da perspectiva de também atuar no setor de tecnologia da informação.

A ZPE Parnaíba abre um grande leque de oportunidades para empreendedores e de desenvolvimento para o Piauí. O principal atrativo aos empresários é o regime tributário diferenciado, estabelecido pelo Governo Federal, pelo qual as empresas localizadas na ZPE operarão com suspensão de impostos, liberdade cambial (não são obrigadas a converter em reais as divisas obtidas nas exportações) e procedimentos administrativos simplificados – com a condição de destinarem pelo menos 80% de sua produção ao mercado exterior. Para o Piauí, a grande contribuição da ZPE será o incremento das suas exportações com a geração de empregos e riquezas.

Mas, o mercado local também será beneficiado. A parcela remanescente, 20%, da produção das empresas instaladas dentro do condomínio exportador poderá ser vendida no mercado doméstico, mas já gozando de isenção total do ICMS, que é um imposto estadual.